Mecânica Geral Multimarcas

A vida útil do motor de um automóvel depende, principalmente, dos cuidados com a manutenção.

Entre eles, está a troca do filtro de combustível, recomendável a cada 50 mil quilômetros. As correias (dentada, do alternador, da bomba d'água, da direção hidráulica e do ar-condicionado) devem ser verificadas a cada 20 mil quilômetros. E precisam ser trocadas, no máximo, a cada 50 mil quilômetros. Troque as mangueiras do combustível sempre que estiverem ressecadas, trincadas ou folgadas.

Correia Sincronizadora em HNBR
HNBR – Uma questão de resistência

Os novos veículos possuem motores mais complexos e potentes, trabalhando com temperaturas cada vez mais elevadas. Isso decorre da utilização de maiores taxas de compressão e do processo de combustão em crescente otimização, resultando em menor consumo de combustível, maior regime de giro e potência. Para atender os novos sistemas, foram desenvolvidas correias em HNBR, um material que possuí maior resistência para veículos que exigem mais do motor.

Hoje, a maioria dos veículos são produzidos originalmente com correias em HNBR, porém, as correias em cloropreno (borracha comum) ainda são utilizadas em algumas aplicações.

O que é HNBR?

HNBR é um elastômero de última geração resistente ao calor, ozônio e com extrema resistência à fadiga. Apesar de algumas correias terem o mesmo número de dentes, além de passo e largura similares, os fabricantes não recomendam a substituição de correias HNBR por correias de cloropreno (borracha comum), pois o motor com a correia original em HNBR foi dimensionado para exigir mais da correia e quando essa substituição acontece, a durabilidade é seriamente comprometida.

Correia V

Através do movimento do virabrequim, esta correia movimenta o alternador e a bomba de água entre outros componentes. É formada com mistura especial de borracha, possuí dentes moldados, revestimento especial e malha de tração em poliéster.

A função da correia V é movimentar dispositivos ligados ao motor do veículo, como o alternador e a bomba d'água. Para veículos equipados com itens de conforto, como por exemplo ar-condicionado ou direção hidráulica, utiliza-se correias "V" adicionais, que possibilitam o funcionamento independente destes elementos acionados pelo motor.